Público Alvo

Este curso foi desenvolvido para profissionais que atua direta ou indiretamente como Auditores Internos, Auditores Externos, Gestores de Riscos Corporativos, Diretores, Gerentes e Analistas de Controles Internos/Compliance entre outros profissionais envolvidos mais diretamente no processo de Governança Corporativa.

Objetivo

Este treinamento tem como objetivo capacitar a equipe de Auditores em todos os níveis, incluindo supervisores e gerenciais na elaboração de relatórios de auditoria, de acordo com as melhores práticas e técnicas aplicáveis ao setor privado e público, usando como referência as melhores práticas e as normas internacionais de auditoria interna.

Metodologia

Utilizamos uma metodologia moderna e acessível, que proporciona interação e a troca de experiências entre os alunos e profissionais durante cada tópico ou módulo apresentado. Através da interatividade é possível obtermos uma conexão e sinergia entre os participantes com suas experiências e reflexões para um aprendizado mais assertivo.

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

[ Relatórios de Auditoria ]

1. Relatório – Comunicação dos Resultados finais segundo as melhores práticas para a elaboração de relatórios de auditoria).
2. Classificação do Relatório Completo conforme as melhores práticas.
3. Respostas e formalização da Gerência aos comentários mencionados no Relatório.
4. Histórico – Como usar no Relatório.
5. Metodologia – Maneira geral, como a auditoria foi conduzida.
6. Uso de Apêndices no Relatório (Anexos, Regulamentos, Fotos, Siglas, Glossário e etc.).
7. O uso da Declaração de Conformidade com as Normas Internacionais de Auditoria.
8. Tipos de Linguagem na redação de relatórios;
9. Requisitos de qualidade em um Relatório conforme as melhores práticas de redação segundo o IIA e órgão de controle;
10. Características: Clareza, objetividade, concisão, convicção, exatidão, relevância e tempestividade;
11. Aspectos importantes a serem evitados na redação de relatórios;
12. Pleonasmo vicioso, eufemismo, metáfora, ambiguidade, frases fragmentadas ou siamesas;
13. Dicas para não fragmentar o texto;
14. Semântica;
15. Formatação Geral do Relatório;
16. Demais aspectos após a finalização do Relatório;
17. Garantindo os resultados do Trabalho (Relatório de Auditoria);
18. Garantindo os resultados (Antes da Auditoria e Depois da Auditoria);
19. Apresentação ao Auditado de resultado prévio do Relatório (DRAFT ou Minuta do Relatório);
20. Técnicas de Negociação para Auditores durante a implementação das Recomendações;
21. Negociações com o Gestores – Apresentando os resultados ao Cliente Interno;
22. Comunicando a Presidência, Comitê, Conselho de Administração e outras Partes Interessadas;
23. Dicas Finais: Dez coisas a não dizer em um relatório de Auditoria;
24. Exemplos de Redações Impróprias elaboradas por Auditores Internos e selecionadas por Professores Auditores.

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