Público Alvo

Este treinamento foi desenvolvido para profissionais que atuam direta ou indiretamente como Auditores Internos, Analistas, Coordenadores, Gerentes, Diretores de Auditoria, analistas de Controles Internos, Gestão de Riscos e Executivos.

Objetivo

Este treinamento tem como objetivo apresentar aos participantes os principais conceitos, metodologias e padrões e definições visando estruturar um processo de Gestão de Riscos solido, através de teoria e exercícios práticos relacionados a riscos e controles que agregam habilidades e competências ao profissional.

Metodologia

Utilizamos uma metodologia moderna e acessível, que proporciona interação e a troca de experiências entre os alunos e profissionais durante cada tópico ou módulo apresentado. Através da interatividade é possível obtermos uma conexão e sinergia entre os participantes com suas experiências e reflexões para um aprendizado mais assertivo.

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

[ Gestão de Riscos ]

Modulo I – Conceitos Principais
1.1 O Estatuto de Auditoria Interna;
1.2 Código de Ética;
1.3 As Normas da Profissão;
1.4 O Mercado de Trabalho no Brasil;
1.5 Definição de Auditoria Interna;
1.6 Funções da Auditoria Interna nas Organizações;
1.7 Tipos de Auditoria Interna;
1.8 Ambiente de Tecnologia da Informação e seu papel nas Organizações;
1.9 Certificações da Profissão de Auditoria.

Modulo II – Definição e Conceito de Riscos
2.1 Visão esperada dos Auditores e das Organizações;
2.2 Mudança nos Paradigmas de Atuação;
2.3 Paradigma de Atuação;
2.4 Foco dos Auditores e Profissionais;
2.5 Maneiras de Enfrentar os Riscos.

Modulo III – Controle
3.1 Definição;
3.2 NBR 31000;
3.3 O COSO;
3.4 Modelo COSO;
3.5 Estrutura do COSO;
3.6 Novo Modelo do COSO.

Modulo IV – Responsabilidades sobre os Controles
4.1 Alta Administração, áreas de negócios (gerências), controles internos, compliance, gestão de riscos e Auditoria Interna.

Modulo V – Como utilizar o COSO nas Três Linhas de Defesa
5.1 Ambiente de controle;
5.2 Avaliação de riscos;
5.3 Atividade de controle;
5.4 Informação e comunicação;
5.5 Monitoramento ou Supervisão.

Modulo VI – O modelo de Três Linhas de Defesa
6.1 Conceito e características de cada linha.
6.2 Fatores críticos de sucesso para implantação;

Modulo VII – Habilidades, Competências e Perfil do profissional
7.1 Competências e perfil necessários para o adequado desempenho das atividades exercidas pelos profissionais que atuam no modelo de Três Linhas de Defesa.

Modulo VIII – Definição do Papel e Responsabilidades de cada uma das Três Linhas de Defesa
8.1 Coordenação;
8.2 Detalhamento e responsabilidades de cada linha.

Modulo IX – Elaboração de Exercícios e Casos práticos em sala de aula
9.1 Interatividade e participação do empregando a metodologia das Três Linhas de Defesa, bem como utilização da criatividade e experiência, individual ou em grupo.

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